Atividade - História da Arte

10-02-2024

Na verdade, muitos alunos revelam pouco interesse em História da Arte, cabendo ao professor o árduo papel de desconstruir o robusto muro do desinteresse com estimulantes estratégias pedagógicas. Todavia, torna-se um desafio extenuante, que nem sempre logra o sucesso, essencialmente, pela ausência de horas letivas que permitam a realização de atividades criativas. Neste sentido, como podemos, afinal, ensinar os alunos a analisar arte? Começando precisamente por direcionar o seu olhar para a obra de arte, colocando-lhes questões intrigantes cujas respostas dependem de uma observação rigorosa. Deste modo, rejeita-se a memorização acrítica de estilos artísticos, técnicas, nomes e características e atribuí-se um papel de observador analítico e crítico aos alunos. Em boa verdade, se apresentarmos um documento com a imagem de uma pintura e uma listagem das suas características não estimulamos o seu olhar crítico, em contrapartida, aumentamos a sua atitude de" blasé", isto é, de desinteresse perante um conjunto de características que terão de memorizar e que, muitas vezes, não compreendem.
Neste sentido, com o objetivo de despertar o gosto pela História da Arte, decidi aplicar uma atividade através da qual os alunos identificam as características da pintura renascentista mediante a análise de uma das mais conhecidas e valiosas obras.
Assim, os alunos receberam um documento de apoio do qual deviam extrair informações pertinentes que lhes permitissem construir uma biografia da pintura. Sem menorizar a motivação e visando despertar o interesse dos alunos, desafiou-se, ainda, os mesmos a pesquisarem sobre o impacto da Mona Lisa atualmente na publicidade e em objetos do quotidiano.


Acede aos documentos em baixo.




Descobrir a História
Aprender História de forma divertida
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora