Vale a Pena o Palácio da Pena

31-08-2022

Na serra de Sintra são muitos os maravilhosos lugares a explorar e deslumbrar, entre eles, encontra-se o imponente Palácio da Pena dotado de uma sublime arquitetura e ornamentação. Visitar este palácio significa entrar numa viagem pelo séculos XVIII e XIX. 

Este palácio fora edificado sobre as ruinas de um antigo convento durante o reinado de D. Maria II por iniciativa do seu marido, D. Fernando. O rei consorte maravilhado com a serra de Sintra apropriara-se do convento e do espaço envolvente e iniciara obras de restauro com o objetivo de o tornar uma residência de verão.  É então aqui que se principia a história do palácio. Este fora construído com detalhados pormenores arquitetónicos interiores e exteriores que lhe concedem um imponente deslumbre.

No seguimento da morte da rainha D.Maria II e do novo casamento de D. Fernando com Elise Hensler (cantora de ópera e Condessa d´Edla), foi construído o Chalet da Condessa d'Edla no parque da Pena, um espaço com uma decoração deslumbrante e requintada (outro lugar que acredito que seja de imperdível visita).

Após a morte de D. Fernando, o palácio foi habitado por D. Carlos, D. Amélia e D. Manuel II até à implantação da República, em 1910. Com a instauração do regime republicano, o Palácio passou para a tutela estatal, constituindo um monumento nacional.


A visita ao palácio oferece uma paisagem inédita sobre a serra de Sintra e o parque da Pena, possibilitando a passagem por lugares notáveis, tais como a Cruz Alta, o Templo das Colunas, o Alto de Sta. Catarina, a Gruta do Monge, a Fonte dos Passarinhos, a Feteira da Rainha e o Vale dos Lagos. Percorrendo o espaço circundante, chegamos finalmente à entrada do Palácio que nos concede o início da viagem no seu imponente interior do século XIX. Nesta viagem percorremos os claustros, os aposentos, quartos de vestir e quartos de dormir da família real, a sala de jantar, a sala de visitas e outros espaços que preservam memórias do espaço privado real. 


Visita

Para além do Palácio, o parque da Pena e a Serra de Sintra oferecem uma diversidade de lugares para explorar, entre eles:

-  Parque da Pena

-Quinta da Regaleira 

- Chalet e jardim da Condessa d´Edla

- Castelo dos Mouros (Castelo Muçulmano até à reconquista cristã da cidade de Lisboa, 1147 - fora um espaço muralhado onde terá existido um bairro habitacional muçulmano até essa data)


Naturalmente, torna-se difícil visitar todos estes locais num único dia, por isso, sugere-se um roteiro de vários dias de modo a explorarem com tranquilidade todos estes recantos de história. Certamente, se deslumbrarão. 


Descobrir a História
Aprender História de forma divertida
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora